Dr. Samuel participa de Audiência Pública sobre saúde mental promovida pela Câmara de Aracaju

Por Assessoria Parlamentar

O deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (CIDADANIA) participou na manhã desta sexta-feira (11), de uma audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores de Aracaju, que tratou sobre o tema: Saúde Mental e Inteligência Emocional nas Escolas.

O parlamentar estadual foi convidado pelo o vereador Pastor Diego, que além de ser autor da audiência, também é autor de um projeto que dispõe sobre a criação do Programa de Desenvolvimento da Saúde Mental e Inteligência Emocional nas Escolas.

Instado a se manifestar a respeito do assunto, Dr. Samuel explicou que assim como a ação dos órgãos do poder legislativo, seria imprescindível a participação do Ministério Público e citou um procedimento do MP de Rio Grande do Norte como exemplo.

“É importante que a gente traga o Ministério Público para essa luta porque, por exemplo, em Rio Grande do Norte o MP abriu um procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar a implementação dos serviços de psicologia e serviço social na rede estadual de ensino. Ele fez uma diligência e intimou o governo local para apresentar informações em 15 dias sobre as providências adotadas pela rede pública de educação básica, afim de dispor sobre psicologia e serviço social como intuito de cumprir a lei federal que trata sobre o tema. Por isso é importante a participação do Ministério Público daqui de Sergipe porque essa luta é de todos nós”, afirmou Dr. Samuel.

O deputado destacou que seu mandato também esteve empenhado nessa luta desde a criação do “Projeto Basta!”, que além de promover palestras em escolas públicas também tem ajudado vários jovens a se recuperarem de problemas relacionados a automutilação, depressão e suicídio.

“Eu lembro que em 2019 nós lançamos o “Projeto Basta!” e fizemos várias palestras nas escolas públicas do estado, e é impressionante a quantidade de jovens que se automutila em todo Brasil. Inclusive estamos ainda acompanhando em torno de dez jovens que ainda estão na luta para sair da automutilação associado aos índices de depressão”, explicou.

Por fim, Dr. Samuel se colocou a disposição para fortalecer ainda mais essa temática, afirmando que temas dessa natureza devem ser tratados com total responsabilidade.

Enquanto deputado estadual, principalmente enquanto cidadão sergipano, estarei a disposição de vocês porque temas como saúde mental e medidas de habilidades socioemocional devem ser tratados com muita responsabilidade”, disse.