logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Cursos e eventos estão suspensos na Escola do Legislativo

Por Fernanda Queiroz (Ascom/Elese)

Como medida preventiva para evitar a disseminação do COVID-19, conhecido como coronavírus, todos os cursos e eventos marcados até a próxima sexta-feira, 20, na Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória estão suspensos. A decisão tomada pela diretoria da Elese visa proteger os participantes de locais com concentração de pessoas, minimizando assim as possibilidades de contágio pela doença.

A ação da Escola ocorre em face da declaração de pandemia do coronavírus pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e da recente confirmação do primeiro caso da doença na capital, Aracaju.

Estavam previstos a realização nos dias 18 e 19 do curso “Proatividade: Comportamento que faz a diferença” com Miriam Mendes, e da palestra sobre narração oral e contação de história com Alessandra Visentin. O ensaio do Corales e a visitação de estudantes pelo projeto Visita a Casa do Povo estão cancelados. As apresentações da Cia de Arte Alese nos municípios serão remarcadas em breve.

Para a diretora da Elese, Isabela Mazza, é preciso cautela neste momento e seguir as orientações da Assembleia Legislativa e do Ministério da Saúde. “A Escola realiza muitas atividades em locais fechados e com grande número de pessoas. Seguiremos as orientações do presidente Luciano Bispo e vamos dar normalidade às atividades logo que possível sem colocar a vida de nenhum sergipano em risco”, afirma Mazza.

Também estavam marcados para os dias 18 e 19 oficinas de qualificação da Fundat (Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho) nos períodos matutino e vespertino, sendo eles: Organização de espaços residenciais – como deixar seu ambiente otimizado; Atendimento com qualidade; e Aprenda a elaborar documentos administrativos: dicas essenciais. 

Em acordo com a diretoria de Formação Profissional da Fundação, Sandra Magna de Rezende, os inscritos serão informados das ocorrências. Quem está inscrito e tem dúvidas pode entrar em contato com a Fundat: (79) 3179-1331 ou acompanhar as redes sociais e site da fundação (@fundataracaju)

CORONAVÍRUS. Previna-se:

O que é?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, registrado pela primeira vez na ciência em 1937. O novo agente do coronavírus COVID-19 foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. 

Como o vírus se propaga?

O vírus é transmitido pelo contato direto com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada (gerada por tosse e espirros) e toque de superfícies contaminadas. O vírus Covid-19 pode sobreviver em superfícies por várias horas, mas desinfetantes simples podem matá-lo.

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem incluir febre, tosse e falta de ar. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia ou dificuldades respiratórias. Mais raramente, a doença pode ser fatal. Esses sintomas são semelhantes aos da gripe (influenza) ou do resfriado comum, que são muito mais frequentes do que Covid-19. É por isso que os testes são necessários para confirmar se alguém tem Covid-19.

Ainda não existe vacina contra o Covid-19 mas é importante manter suas vacinas e as de suas crianças atualizadas.

O que você precisa saber e fazer. Como evitar o contágio?

1) Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
2) Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
3) Evite aglomerações em locais abertos ou fechados, o máximo possível, e principalmente se tiver algum sintoma ou esteja doente.
4) Mantenha os ambientes bem ventilados.
5) Não compartilhe objetos pessoais.

Devo usar máscara cirúrgica?

O uso de máscara cirúrgica é recomendado se você tiver sintomas respiratórios (tosse ou espirro) para proteger os outros. Se você não tiver nenhum sintoma, não há necessidade de usar uma máscara.

Essa informações foram retiradas dos sites das Nações Unidas e do Ministério da Saúde. Procure por informações da imprensa em sites confiáveis e dos principais órgãos públicos. 

Foto: Nino Araújo (Ascom/Elese)

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo