Covid-19: Kitty Lima pede pagamento máximo de insalubridade aos profissionais da saúde

Por Assessoria

A Assembleia Legislativa de Sergipe de Sergipe (Alese) aprovou a última quarta-feira, 10, duas importantes indicações de autoria da deputada estadual Kitty Lima (Cidadania), que visam reconhecer a atuação dos profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19, com o pagamento de 40% da insalubridade para todas as categorias.

As indicações sao direcionadas ao governador Belivaldo Chagas e ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, onde a parlamentar solicita o pagamento máximo permitido do benefício aos profissionais que estão mais expostos ao vírus em detrimento do bem-estar da população.

“Esse período de pandemia tem revelado o quanto os servidores da saúde estão dedicados a oferecer o melhor serviço possivel, seja qual for a condição, colocando própria vida em alto risco todos dos sias”, salienta Kitty.

A deputada defende a necessidade de se dar uma resposta rápida àqueles que estão na linha de frente do combate à Covid-19 e que convivem com a crise no sistema de saúde.

“Isso é ser justo com esses profissionais que estão distantes de suas famílias e que arriscam suas vidas na luta contra esse mal e recuperação dos milhares de infectados. Estou bastante feliz por essa Casa ter compreendido a importância dessa iniciativa”, pontua.

No documento, Kitty solicita ainda que os gestores promovam a realização de testes laboratoriais para identificar a Covid-19 em todos esses profissionais a fim de assegurar o bem-estar deles, e pede ainda a distribuicao de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) aos servidores que trabalham diretamente atendendo pacientes com suspeita ou confirmação do vírus.

No dia seguinte à aprovação das indicações, o secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), Augusto Fábio, entrou em contato com Kitty Lima para assegurar que o município pagará os 40% de insalubridade aos seus servidores.

“Ele me garantiu que todos os profissionais que estão diretamente ligados à luta contra a Covid-19 vai receber sim o valor total da insalubridade, e se colocou ainda à disposição para dialogarmos sobre assuntos ligados era temática. Isso só mostra que quando nos unimos podemos fazer uma grande diferença positiva na vida das pessoas e, consequentemente, mudar toda a realidade em volta. Cuidar das pessoas será sempre meu compromisso como agente pública”, garantiu Kitty.