Conselho de Farmácia recebe Medalha do Mérito Parlamentar

Por Aldaci de Souza

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo (MDB) e o deputado Georgeo Passos (CIDADANIA), entregaram na última segunda-feira, 4, a Medalha do Mérito Parlamentar ao Conselho Regional de Farmácia. A homenagem  foi recebida pelo presidente do CRF, Marcos Cardoso Rios, que destacou a importância para os farmacèuticos.

Marcos Rios agradeceu a homenagem

“Essa homenagem é para o Conselho Regional de Farmácia, assim como para os farmacêuticos, que estiveram e continuam estado na linha de frente contra a pandemia da covid-19. Ela vem reconhecer o trabalho do Conselho Regional de Farmácia que esteve lado a lado apoiando os farmacêuticos a promover a saúde da população nesse momento tão triste que foi a pandemia. O papel do Conselho foi além de tudo, dar encorajamento para todos os farmacêuticos”, ressalta Marcos Rios agradecendo ao deputado Georgeo Passos pela homenagem.

Na solenidade, a conselheira federal, Drª Maria de Fátima Cardoso Aragão, enfatizou a importância dos farmacêuticos na elaboração das vacinas contra a covid-19. “A população às vezes esquece desse profissional tão importante e que a vacina  que está salvando vidas no mundo inteiro, é medicamento. Os farmacêuticos da AstraZeneca, da Fiocruz, da Phizer, do nosso laboratório Lacen, precisam ser reconhecidos porque estamos passando por essa crise sanitária de saúde, devido principalmente a esses profissionais”, alerta.

Georgeo Passos destacou o reconhecimento aos farmacêuticos

De acordo com o autor da propositura, deputado Georgeo Passos, a entrega da medalha ao CRF é o reconhecimento a uma categoria que sempre fez muito por Sergipe.

“A Medalha do Mérito Parlamentar é uma das maiores homenagens prestadas por esta Casa às pessoas que contribuem para o crescimento do estado. O Conselho Regional de Farmácia está completando 59 anos fez muito por Sergipe e agora durante a pandemia os farmacêuticos estiveram no dia a dia salvando vidas; então nada mais justo do que a Assembleia Legislativa reconhecer o Conselho como instituição e parabenizar todos os farmacêuticos sergipanos”, observa.

A deputada Gracinha Garcez (PSD), também participou da solenidade no gabinete da Presidência da Alese. “Eu quero parabenizar o nosso presidente Luciano Bispo e o deputado Georgeo Passos por essa grande homenagem aos farmacêuticos. Essa Medalha ao Conselho Regional de Farmácia é muito merecedora porque sem esses profissionais que cuidam tão bem da nossa saúde”, diz.

Deputada Gracinha Garcez parabenizou a categoria

Ao finalizar a solenidade, o presidente Luciano Bispo lembrou a importância da Ciência durante a pandemia. “Precisamos entender a importância da Ciência nesse momento difícil pelo qual todo o mundo está passando. A vacina é considerada a Ciência exata e a gente lamenta que muitas pessoas ainda estão sem querer se vacinar. A fala da conselheira federal, a Drª Maria de Fátima, foi muito necessária ao reconhecer a importância dos farmacêuticos nas vacinas, Todos estão de parabéns e essa homenagem da Alese é muito justa”, afirma.

A solenidade contou com a participação da secretária-geral do CRF/SE, Drª Elisdete Maria Santos de Jesus, a diretora-tesoureira do CRF/SE, Drª Larissa Feitosa Carvalho, o conselheiro efetivo do CRF/SE, Dr. Fábio Jorge Ramalho de Amorim, a conselheira efetiva do CRF/SE e representante do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Sergipe (SINDIFARMA), Drª Quênnia Garcia Moreno Resende.

Drª Maria de Fátima lembrou a importância dos farmacêuticos nas vacinas

Também participaram da homenagem, Dr. João dos Reis Souza, representando o Sindicato dos Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Sergipe (SICOFASE/SE), a servidora do CRF/SE, Cosmira Alves Ribeiro, representando todos os servidores do Conselho Regional de Farmácia e a jornalista Raquel Feitosa de Almeida, assessora de Comunicação do CRF/SE.

Fotos: Jadilson Simões